domingo, 8 de maio de 2011

O dever de informar...


Estudando Jornalismo e comunicação fica mais fácil perceber como tudo relacionado ao meio funciona. Ver coisas que antes passavam completamente despercebidas nos mostra que o dever de informar está diretamente ligado com a forma como tudo é feito. De certa modo, o Jornalismo pode ser comparado à forma como a política funciona.

Na política, por exemplo, os três poderes da sociedade têm o compromisso sério de exercer suas funções de acordo com os interesses da população, procurando sempre o bem-estar social. Com o jornalismo não é diferente. A necessidade e o compromisso ético que a profissão deve ter com os diferentes meios e classes sociais são essenciais para cumprir o dever de informar com seriedade o que acontece no mundo em que vivem.

A informação não deve ficar submissa aos interesses econômicos e políticos de empresas e membros do governo. A função do jornalismo é prestar serviços de forma séria e ampla, sem se render às influências de meios mais poderosos. O fato deve ser retratado da forma mais fiel possível, sem distorções ou tendências que induzam o leitor a uma opinião pré-determinada.

A necessidade social do jornalismo é ser fiel aos fatos (e não criá-los), para que a sociedade possa fazer seu próprio julgamento diante da informação, para que a população enxergue aquilo que nós, jornalistas, não fomos capazes de enxergar. Assim, o dever do jornalista é dar suporte ao que as pessoas querem pensar, sem influenciá-los por interesses externos.

Os interesses sociais devem ser a prioridade jornalística, independentemente da situação. Essa é uma das principais funções do jornalismo: prestar serviços. Através dos fatos que, realmente, aconteceram, sem distorções, sem criações. Viver em função de interesses econômicos e políticos somente ajuda a cegar aqueles que deveríamos auxiliar quando se trata de enxergar a realidade.

*Apenas um pequeno resultado das aulas da facul... d:

4 comentários: